Coordenadoria da Igualdade Racial abre inscrições para oficinas em Guarulhos

375
Imagem Divulgação
Imagem Divulgação

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Coordenadoria da Igualdade Racial (CIR), abriu inscrições para oficinas de capoeira, dança afro e dança do ventre. Os cursos acontecerão no Centro de Referência de Cultura Negra e Igualdade Racial Xikelela, que fica na avenida Dr. Timóteo Penteado, 4.114, Vila Galvão. A inscrição poderá ser feita no local ou pelos telefones 2304-7464 e 2304-7189, com Regina ou Victor. As vagas são limitadas e gratuitas, sendo obrigatória a apresentação do RG, comprovante de endereço e atestado médico atualizado.

A dança afro e a capoeira fazem parte do processo de implementação da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História das Culturas Africanas e Afro-Brasileira nos ensinos fundamental e médio. “Os cursos pretendem contribuir para a valorização das culturas africana e afro-brasileira, assim como para o reconhecimento e construção de identidades negras”, disse Edna Roland, responsável pela Coordenadoria da Igualdade Racial.

Atleta da UNG

No total, participaram de cursos no Xikelela cerca de 7.552 pesssoas, de julho de 2010 a dezembro de 2013, entre crianças, jovens e adultos, nas seguintes modalidades: penteado afro, dança afro-brasileira, hip hop, teatro para juventude, cultura dos povos indígenas, dança cigana, capoeira, arte em tela, comunicação, bonecas negras, biscuit negro, africanidade para crianças, dança do ventre, dança dos orixás.

Turmas:
Capoeira
Público: a partir dos 7 anos
Dias da semana: terça e quinta-feira
Horário: 14h30, 16h e 19h

Dança afro
Público: a partir de 6 anos
Dias da semana: segunda-feira, com início em 10/03/2014
Horário: 15h

Dança do ventre
Público: a partir de 18 anos
Dias da semana: segunda-feira, com início em 10/02/2014
Horário: 10h

Via: Encontra Guarulhos