Estacionamento do aeroporto de Guarulhos ganhará mais 7 mil vagas

160
Google Imagens

Operação será da iniciativa privada, que deve construir prédios de 6 andares equipados com piso móvel

O estacionamento do aeroporto de Guarulhos, que hoje possui 2.948 vagas, será expandido para ter 10 mil vagas. O salto será possível porque serão construídos pequenos prédios de até seis andares, montados de forma modular e com um tipo de piso móvel, segundo o jornal Valor Econômico.

Atleta da UNG

Os carros serão guardados por meio de um sistema de armanezamento automatizado, em que os robôs vão alocar os veículos – sem intervenção humana. Ao pegar o tíquete, o motorista vai colocar o carro sobre uma rampa que se encarregará de guardar o veículo. Na hora de sair, só será preciso inserir o bilhete na máquina, em um processo que deverá levar três minutos, no máximo.

Para realizar essas mudanças, a Infraero vai conceder o estacionamento para a iniciativa privada, em um projeto inédito. A Infraero deve publicar hoje o edital para contratação da empresa que vai construir e operar a estrutura. A obra deve custar R$ 200 milhões e o projeto deve ser concluído em até três anos, mas o concessionário poderá antecipar o prazo.

Faturamento dividido

Pelo modelo de concessão, a empresa vencedora vai dividir a receita do faturamento – em 2010, foi de R$ 46,8 milhões. A Infraero ficará com um mínimo de 50% do que entrar no caixa. Vencerá a empresa que realizar o projeto em troca da menor participação. A Infraero calcula que o investimento deverá se pagar em até 15 anos. O período de concessão será de 20 anos.

Algumas empresas já trabalham no país com a tecnologia que o governo quer implantar. A estatal quer realizar o pregão até o fim de março. Se o cronograma não sofrer atrasos, as obras devem começar em maio.

Fonte: DestakJornal