Painéis eletrônicos começam a operar na cidade

113
Imagem Divulgação

Os motoristas que passaram pelas entradas principais da cidade, na manhã da ultima quinta-feira (5), foram recebidos com mensagens desejando “bom dia” escrita nos painéis eletrônicos que começaram a funcionar nesta semana. São os chamados PMVs (Painéis de Mensagem Variável), que integram o novo plano de monitoramento do trânsito para oferecer informações e, consequentemente, diminuir o nível de estresse dos motoristas.

Ao todo, serão cinco painéis instalados pela cidade, cada um medindo 5 metros por 1,40 metro, na cor âmbar, confeccionado em LED, que proporciona maior economia de energia, e no-break, que protege o equipamento contra oscilações de energia e, no caso de falta de luz, fornece alimentação elétrica ininterrupta, evitando paralisação dos equipamentos.

Atleta da UNG

Três painéis já estão instalados: na avenida Paulo Faccini; na avenida Aniello Pratici, no começo da avenida Tiradentes; e rua Alberto Ferreira Lopes, Vila Galvão. Dois deles estão em fase de implantação nos trevos Bonsucesso e Pimentas.

Os painéis começaram a funcionar em fase de teste e a partir da próxima semana serão repassadas mensagens educativas, definidas por regulamento do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), como as que lembram ao motociclista a necessidade do uso de capacete e o uso das cadeirinhas para as crianças pequenas.

O propósito dos painéis, no entanto, é calcular o tempo e a distância para se percorrer determinado percurso em tempo real, contando com o número de veículos em circulação e possíveis interrupções no trânsito provocadas por acidentes, blitze, etc.

Essas informações serão repassadas a todo instante, sempre atualizadas, proporcionando ao motorista a tranquilidade necessária para saber quanto tempo levará para chegar aos pontos da cidade, como Bosque Maia, região central, entre outros. A intenção é que tais informações diminuam os níveis de estresse e todas as suas conseqüências negativas, como os conflitos no trânsito.

Algumas capitais, como Santiago, no Chile, adotam esse sistema com base em estudos que apontam benefícios aos motoristas.

Trânsito terá uma Central de Controle Operacional

Está sendo implantada em Guarulhos uma Central de Controle Operacional – CCO, totalmente equipada com 50 câmeras de monitoramento, ampliação dos radares de fiscalização eletrônicas, van de monitoramento remoto, a chamada blitz eletrônica, que percorre a cidade verificando a situação do trânsito, e cinco radares estáticos (móveis).

Os novos radares contarão com o sistema LAP, Leitura Automática de Placas, que verifica a placa do veículo automaticamente, levantando pendências, como carros roubados, IPVA atrasado, restrições judiciais e falta de licenciamento. Esse sistema faz parte do monitoramento da frota de veículos em Guarulhos, composto por uma série de medidas que visa o acompanhamento do sistema viário e a segurança dos motoristas.

Via: Prefeitura de Guarulhos