Semana Move do Sesc agrega atividades físicas do Movimenta Saúde

34
Semana Move do Sesc
Semana Move do Sesc

Com o slogan “Por uma América Latina Mais Ativa!”, a edição deste ano conta com a participação de 16 países do continente

A 6ª Semana Move do Sesc, de 22 a 30 deste mês, um dos principais movimentos nacionais de combate ao sedentarismo, que visa estimular nas pessoas a descoberta do prazer de praticar regularmente esportes e atividades físicas, vai agregar a programação do Movimenta Saúde.

Em Guarulhos, a programação teve início no último sábado (22), com a trilha que reuniu mais de 100 pessoas no Balneário Água Azul. O Programa Movimenta Saúde tem por objetivo estimular a prática de atividades físicas para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida da população. No chamado Setembro Verde, mês dedicado ao fortalecimento do cuidado e à integralidade da pessoa idosa, boa parte das ações é voltada para esse público.

Atleta da UNG

No entanto, as atividades do Movimenta Saúde na Semana Move vão contemplar pessoas de todas as faixas etárias. A programação, que varia de acordo com cada Unidade Básica de Saúde (UBS), inclui aula de pilates, de ritmos latinos; jogos de coordenação; exercícios funcionais; prática corporal oriental; terapia comunitária e em grupo multidisciplinar; aulas especiais para hipertensos, diabéticos, portadores de problemas osteo musculares e cardiovasculares; bem como para prevenir e tratar as dores no corpo.

Também estão previstas atividades rítmicas e divertidas com músicas dos anos 60, 70 e sertanejo para adultos e idosos; mix de atividades culturais e práticas corporais; aula de danças caribenhas e de multi esportes com jogos dinâmicos baseados em esportes de quadra: futebol, handebol e basquete; aulas de ritmos; massagem com bambus (exercícios de relaxamento e autopercepção).

Dentro da Semana Move, o Movimenta Saúde ainda terá atividades especiais para pacientes com transtornos mentais; grupos voltados a idosos frágeis com dificuldade de mobilidade; vôlei adaptado para idosos; trabalho de integração entre corpo e mente, exercícios aeróbicos e localizados; caminhada; e alongamento. Para participar, basta conferir a programação em qualquer uma das 69 UBS da cidade.