Teste sua banda larga móvel no site da Anatel

238
Imagem Divulgação

A Anatel disponibilizou nesta segunda-feira, 12, osoftware para aferição da qualidade da banda larga móvel no Brasil. O programa está disponível dentro do site Brasil Banda Larga e não tem necessidade de instalação, segundo comunicado oficial.

Para medir a velocidade da internet, basta rodar o aplicativo no próprio portal a partir de um dispositivo móvel (smartphone ou tablet) para que os resultados sejam exibidos. Além do software, os usuários de Android também podem baixar na Google Play o aplicativo “Brasil Banda Larga”. De acordo com a agência nacional, o app para iOS estará disponível em breve.

Atleta da UNG

“A disponibilização do software faz parte do projeto de medição da qualidade da banda larga, por meio do qual a Anatel pretende reunir informações para a adoção de medidas que permitam a progressiva melhoria do serviço”, diz o comunicado.

De acordo com as metas de qualidade para a banda larga – tanto fixa quanto móvel -, as prestadoras devem garantir mensalmente, em média, pelo menos 60% da velocidade contratada pelos usuários. Ou seja, na contratação de um plano de 10Mbps, a média mensal de velocidade deve ser de, no mínimo, 6Mbps.

A velocidade instantânea – aferida pontualmente em uma medição – deve ser de, no mínimo, 20% do contratado, ou seja, 2Mbps. Com isso, caso a prestadora entregue apenas 20% da velocidade contratada por vários dias, terá de, no restante do mês, entregar uma velocidade alta ao usuário para atingir a meta mensal de 60%. Esses percentuais valem até novembro de 2013, quando serão ampliados.

Faça sua aferição aqui

Via: Lemonblue