Programa de atividade física da Prefeitura proporciona boa saúde e amizade

170
Imagem Divulgação
Imagem Divulgação

Os benefícios da atividade física para melhorar a saúde são notórios. Sua prática pode ainda ajudar na socialização e a estabelecer vínculos de amizade, independentemente de faixa etária, classe social ou grau de instrução. Um bom exemplo é o das amigas Teresinha, 70 anos, e Divina Maria Santos de Jesus, 63, ambas aposentadas, Maria Maísa, 52, dona de casa, Cleide Rodrigues Silveira, 46, secretária, e Alecsandra Aparecido Patrocínio, 36, também dona de casa. O elo entre as cinco mulheres, moradoras de diferentes bairros de Guarulhos, é o programa Atividade Física Orientada (AFO), coordenado pela Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer, oferecido gratuitamente à população.

O quinteto está entre as cerca de 60 mulheres participantes das aulas de ginástica e dança lideradas pela professora Nilvani Possenti. Elas ocorrem às segundas, quartas e sextas, das 8 às 9 horas, na Associação dos Servidores Públicos Municipais (ASMG), no Bom Clima. As atividades incluem também sessões de alongamento e pilates. Apesar das diferentes histórias de vida, as amigas têm experiências parecidas quando o assunto é saúde. Quatro delas se livraram de problemas de saúde após iniciar a prática regular de atividades físicas. Alecsandra, além de ver reduzida a necessidade de remédios para controlar a diabetes e a hipertensão, também perdeu peso: 10 quilos em um ano. “Eu me considero uma ex-sedentária”, brinca a caçula da turma. Já Divina comemora a saúde perfeita.“Não tenho nenhuma dor que as pessoas costumam ter na minha idade”, diz.

Atleta da UNG

Benefícios a corpo e mente

A atividade física regular não favorece apenas a parte física. O cérebro também é um dos beneficiados. A prática de esportes produz reações químicas, segundo estudos científicos, que ajudam a evitar o estresse, proporcionando maior sensação de bem-estar, sendo recomendada inclusive como meio de prevenção contra depressão.

Além disso, ao se exercitar regularmente o indivíduo também costuma ser recompensado com um sono melhor, o que pode significar aumento de produtividade no trabalho, mais energia para realizar as tarefas cotidianas e melhor capacidade de raciocínio.

Em relação à saúde, os efeitos da atividade física é prevenir contra doenças degenerativas, como a osteoporose, e também males que podem provocar um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou problemas cardíacos. Isso porque o exercício físico reduz a pressão arterial e eleva a produção do bom colesterol (HDL) e inibe o do mau colesterol (LDL), além de o nível de triglicerídeos no sangue.

Serviço: A ASMG fica na avenida Bom Clima, 13.

Via: Prefeitura de Guarulhos